[Resenha] A Menina que tinha Dons - M. R. Carey | Editora Fábrica231 (Rocco) |


Sinopse: Toda as manhãs, Melanie aguarda em sua cela para ser levada à sala de aula. Quando os militares chegam para buscá-la, o sargento Parks aponta uma arma em sua direção, enquanto dois soldados a amaram a uma cadeira de rodas e a conduzem por um longo corredor. Ela não entende por que eles não gostam dela e brinca que não vai mordê-los. Mas eles não acham engraçado. Querem apenas continuar vivos.



''Vai dar medo. Mas será tão maravilhoso! Pela porta de aço cinza, toda manhã, o sargento entra, o pessoal do sargento entra, e finalmente entra a professora. Eles andam pelo corredor, passam pela porta de Melanie, trazendo o cheiro forte e amargo de química que sempre têm; não é um cheiro agradável, mas é animador, porque significa o começo das aulas de mais um dia. Ao som dos ferrolhos deslizando e dos passos, Melanie corre à porta de sua cela e fica na ponta dos pés para espiar pela janelinha de tela e ver as pessoas que passam. Ela dá bom-dia a eles, mas eles não podem responder e em geral não respondem...'' Página 9

Já faz alguns dias que eu terminei a leitura e estou até agora tipo: geeeeeente, gente!!!Que livro é esse?!!! Desde que o vi pela primeira vez eu já o quis e só sosseguei quando o consegui e digo que valeu muito! O livro é maravilhoso.
A história se passa na Inglaterra e o autor não especifica em que ano, mas há vinte anos toda humanidade (ou quase toda) foi dizimada por uma pandemia de origem fúngica que transformou/transforma todos os infectados em zumbis. A origem da patologia apresentada pelo autor é bem criativa e muito bem explicada com incríveis detalhes que eu quase acreditei que era possivel isso acontecer pois esse fungo realmente existe, o Ophiocordyceps unilateralis, mas no nosso tempo ele só ataca a uma espécie de formiga. E espero que assim continue,rs.
Quando eu vi o título pela primeira vez jamais associei que o tema era sobre apocalipse zumbi, até porque eu não sou muito fã desse assunto. Mas muito felizmente eu fui surpreendida! Me apaixonei logo nas primeiras linhas pela Melanie, a garota dos dons. Esse título é por que ela adora mitologia grega das aulas da sua professora favorita, a Srta. Justineau e gostaria que seu nome fosse Pandora (O nome Pandora tem origem na união dos elementos gregos pan, que quer dizer “todos” edoron, que significa “presente”.) Depois que eu entendi isso, sobre esses dons, que ela não era nenhuma X-men! kkk.
Os humanos infectados passaram a ser chamados de “famintos” pela relação à fome que sentiam ativada pelos odores humanos e por se alimentar de humanos saudáveis. Melanie é uma criança, sua rotina, porém, difere em muito do que estaríamos acostumados para a idade que ela tem. Ela vive isolada numa pequena cela com uma cadeira e uma pequena janela com grades. Todos os dias, depois de amarrada e amordaçada, ela é levada para ter aulas com outras crianças que são igualmente presas aos seus assentos. Ela com toda sua inocência não entende o porquê desse tratamento diferente. O que ela sabe que de vez em quando alguns são levados para outro lugar e nunca mais voltam. Sua vida tem uma reviravolta quando é a vez dela ser levada para um lugar que ela nao tem a menor ideia de onde seja.
Essas crianças que são levadas, vão para serem "estudadas" pela Dra. Caldwell, que pra mim é a vilã do livro e não os zumbis,rs. E quando chega a vez da Melanie a base é invadida por famintos e escapam Melanie, sargento Parks, dra.Caldwell, um oficial militar e sra. Justineau, a professora adorada da garota.. Melanie descobre nesse momento que é um deles, uma faminta que pode colocar em perigo todos ao seu redor e é a parte mais emocionante do livro. Ela tem uma luta individual que é não machucar principalmente a Srta Justineau pois ela prometeu que cuidaria dela.
Eu quase chorei lendo esse livro. Melanie mexeu realmente com meu corassaum. A dura crueldade da situação, a lógica fria por trás da sobrevivência, a própria contaminação e solução foram surpreendente e o final do livro foi muito inesperado! Não passou pela minha cabeça que fosse assim. Só digo que estou até agora sem querer me desapegar dele. Não comecei outro até agora. Leiam minha gente, vocês não vão se arrepender. Virou meu segundo livro favorito, tá coladinho com Silo meu favorito! Em Setembro estreia o filme baseado no livro, olha esse pôster e o trailler do filme.





A Menina Que Tinha Dons  M. R. Carey 
Ano: 2014 Páginas: 384 
Editora: Rocco Fábrica231

Sobre o autor: Mike Carey é um Cultuado autor de quadrinhos e roteiros da Marvel e da DC Comics, entre eles algumas das mais elogiadas histórias de X-Men e O Quarteto Fantástico. A menina que tinha dons é sua estreia como romancista, aclamado pela crítica, o livro se tornou um bestseller imediato na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos

Por Danielle

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo