[Resenha] Elizabeth West: A garota do cigarro - Carol Wolper | Editora Record |




Sinopse: Elizabeth West está chegando aos 30 anos. É uma roteirista de cinema bonita e bem sucedida e acostumada a namorar inconsequentemente. Mas, subitamente, outros objetivos além do prazer puro e simples começam a surgir em sua vida. Como todas as garotas de sua idade, ela começa a pensar seriamente na possibilidade de casar e ter filhos. Pela primeira vez na vida, então, ela resolve namorar sério. Mas há um problema: ela tem o péssimo hábito de só se interessar pelos caras errados.
Ambientado nos bastidores da industria cinematográfica, Elizabeth West: a garota do cigarro é uma crítica engraçada e divertida do sucesso, do sexo, do amor, do cinema e das mulheres que ainda acreditam em encontrar um príncipe encantado.

AVISO: este livro pode ser prejudicial às fantasias românticas convencionais. Leia por sua conta e risco.




Elizabeth West e os dilemas de algumas que estão chegando aos 30 seria o meu titulo.
Vamos começar combinando que não seremos preconceituosos com a capa e o conteúdo do livro.
Os motivos que me levaram a comprar este livro foram:
Um Aviso na contracapa ( livros que tem aviso sempre são minhas preferências.) E o preço cinco reais na Bienal aqui em Recife no passado.
O livro é de 1999 e foi lançado aqui no Brasil em 2001 pela Editora Record, inicialmente eu comecei bem empolgada é um livro adulto, divertido, recheado de palavrões e referências ao sexo e ao cinema Elizabeth é roteirista e por isso o livro é cheio de trechos de roteiros de filmes conhecidos e roteiros que ela faz para os filmes dentro do livro. Ah tem roteiros para a vida dela também, as situações que ela está passando sempre como se fosse ditado por um filme.

Confesso que em alguns momentos deixei o livro de lado por ser cansativo, só que a historia é tão boa que eu voltava sempre, tive raiva da protagonista e quis dar uma sacudida e falar 'miga pare.'

Acho ela bem foda, as vezes ela é bem idiota, igual a qualquer amiga nossa. As tiradas do livro são totalmente atemporais e com uma nova releitura, uma capa bem bonita e uma boa divulgação o livro se tornaria um queridinho. A Garota do Cigarro é a prima pobre da Bridgete Jones, mas tão legal quanto.



'Ele olhava diretamente para mim de uma maneira mais íntima do que mil eu te amos.' página 139 


'Ele me fazia ir da insegurança a sensação de ser uma deusa do sexo. E se isso não é uma boa trepada, não sei o que seria.' página 138 

Gosto dessas mocinhas desconstruídas que fazem o que querem sem mimimi desnecessário, que são normais e não loiras lindas de olhos azuis sempre perfeitas ( não que eu tenha algum problema com loiras lindas mas o mundo literário não tem que seguir essa regra de só assim para ser desejada.) Elizabeth fica com um pensando em outro, ama o impossível e se diverte com os possíveis.

Mesmo com as dificuldades o livro é muito interessante e merece sim ser lido. Li como se estivesse ouvindo a história de uma amiga que passou um tempo fora e chegou cheia de novidade para contar. Então assim se você encontra esse livro em um sebo ou em uma Bienal e você curtir coisas de cinema e um livro que sirva entre um e outro eu sugiro que você leia =)


'Deixe-o para lá. Viva sua vida. Procure em outro lugar. Vá em frente. Não olhe para trás.'  
página 120


'Não diga ''Eu ligo para você'', porque se você disser eu vou acreditar, daí por diante vou passar cada momento para que o telefone toque.'  
página 35 

'Nada nessa vida jamais aconteceu como eu pensei que aconteceria, por que haveria de ser diferente dessa vez.'  
página 37 

'Por que é que tem que ser tão difícil se apaixonar e ficar apaixonado? O sistema está fodido.' página 172 

'Apaixonar-se pelo potencial de uma pessoa costuma ser má ideia.' 
página 209 

'Viva perigosamente sempre comece pela esperança...' páginas 219

Elizabeth West: A garota do cigarro  Carol Wolper 
Ano: 2001 Páginas: 286 Editora: Record



Por Juliana

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo