[Resenha] O Enigma da Borboleta - Kate Ellison | Editora Leya |



Sinopse: Um suspense eletrizante onde qualquer movimento em falso pode ser fatal. Penélope Marin, ou simplesmente Lo, é uma adolescente um tanto incomum – ela sofre de transtorno obsessivo compulsivo, que ficou mais intenso depois da morte de seu irmão Oren. Além disso, Lo adora colecionar bibelôs, mesmo que tenha que roubá-los (Ela também tem traços de cleptomania). Num desses “resgates” – como ela mesma diz – Lo encontra uma bela borboleta, que pode ter colocado sua vida em perigo. Essa figura está ligada a um assassinato e Lo pode ser a única testemunha desse crime.











Eu nunca tinha ouvido falar deste livro. Minha amor (a Jul) que sempre está buscando novidades (e promo) em sites de livros foi quem o encontrou e achou minha cara. suspense, ação, mortes, mistérios... enfim, tudo isso junto e misturado.

Não curto muito livros juvenis, sempre acho muito bobinho, previsível, clichê...porém esse me surpreendeu por ser a protagonista uma adolescente no auge dos seus 15 anos e envolver conflitos tão complexos.

Pra começar, Penélope Marin, a Lo, para os íntimos é uma garota nada popular. É estranha, não tem amigos e sofre de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) agregado a isso ela tem muitas manias. Contar as palavras para que ela termine a frase com múltiplos de três, o que é comum fazer com que as palavras se repitam no livro...ela tem uma frase de segurança para acalmá-la, o " tap, tap, tap, banana" que inclusive você fica com isso na cabeça depois, rs. E ela também coleciona coisas. Devido a sua compulsão por algo chegando até a furtar se for preciso para ter aquele objeto.

Penélope se sente muito sozinha e seu transtorno só piora depois da morte do seu irmão Oren. A mãe vive a base de remédios e não liga para a filha e o pai vive para o trabalho e também não tem tempo para ela. É quando ela começa a sair sozinha a noite num bairro muito perigoso e termina se envolvendo no assassinato de Sapphire, uma stripper que tem mais ou menos a mesma idade dela. Lo estava no lugar errado na hora errada e acaba presenciando o crime. Em meio a essa confusão, Penélope furta um objeto da garota assassinada, a borboleta que dá o nome ao livro. A identidade do assassino fica totalmente desconhecida e é quando ela se encontra em perigo. Ela fica totalmente obcecada pelo assassino e resolve por conta própria investigar o que aconteceu naquela noite. 




"...tenho que encontrá-lo antes que ele me encontre. Senão serei a próxima." pg 79




Eu leio toneladas de livros policiais e para me surpreender precisa de muito... esse foi o livro de estréia da autora então já fiquei com um pé atrás. Me surpreendi!Você fica realmente envolvido com os problemas psicológicos da Penélope. O foco na minha opinião não é nem o crime em si, mas o caminho que a autora percorreu até a resolução. A leitura não é complicada e as questões abordadas tem tudo a ver com jovens (drogas, romance adolescente, conflitos entre pais e filhos). Eu me senti completamente envolvida pela personagem. É fácil o leitor sentir pena dela num instante, querer ajudá-la em sua compulsão e também é fácil sentir raiva por ela querer se envolver tanto em algo tão perigoso para uma garota aparente ser tão frágil. Eu super recomendo a leitura! É um livro bem completo e tenho certeza que vai agradar a quem lê. Tem de tudo, romance, ação, mistério..está longe de ser um Sherlock mas é um enigma que até você vai querer resolver. E obrigada amor por esse achado <3




O Enigma da Borboleta Kate Ellison


Ano: 2013 Páginas: 312
Idioma: português 
Editora: Leya


Sobre a Autora: Kate passou muito tempo da sua infância, em Baltimore, fingindo ser coisas que ela não era: uma gêmea, uma telecinética , uma bruxa benevolente com uma caixa cheia de pedras mágicas , um espião , um jogador de futebol . Viajou por todo o país da Espanha. Ela é um pintora e faz jóias, e tem pelo menos um amigo artista que quer realmente manter seu nome verdadeiro em segredo do mundo. Kate vive em Brooklyn, Nova Iorque. O Enigma da Borboleta é seu primeiro romance .

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo