[Resenha] Bridget Jones Louca pelo garoto -Helen Fielding | Editora Companhia das Letras |

Sinopse: Catorze anos após o último livro , a autora Helen Fielding nos apresenta uma nova e completamente fascinante fase na vida de Bridget, em seus 50 anos, viúva, mãe de dois filhos na Londres contemporânea, Bridget retoma seu diário abandonado e mostra que continua a mesma, e ainda mais viva - e ativa - do que nunca. O tempo se encarregou de trazer à sua vida outros dramas e dilemas, mas não levou embora seu jeito estabanado e a personalidade luminosa sem a qual ela não poderia enfrentar os momentos comoventes que a aguardam. Além de não descuidar da balança e manter-se longe dos cigarros, agora ela também precisa se preocupar com sites de relacionamentos, o número de seguidores no Twitter e os perigos de trocar mensagens de texto depois de algumas taças de vinho. Ainda às voltas com os amores, Bridget tropeça em novas confusões e tenta em vão se esquivar das gafes que ajudaram a consagrá-la como uma das personagens mais divertidas da literatura feminina, enquanto figuras antigas e recentes desfilam por sua vida - sobretudo um garoto misterioso que vem para balançar seriamente suas certezas. 

[E agora é aquela parte em que eu digo: se você não curte spoiler, cai fora daqui agora!]
Ah, gente! Não tem como falar nesse livro sem mencionar spoiler, desculpem-me. Mas, como eu sei também que boa parte de vocês já leu, tô tranquila. Enfim... 
Eu a-do-rei esse livro! Mas, né, eu sou suspeita. Amo a Bridget! Aliás, não só amo, como me identifico. (Abafa!)


Li "O diário de Bridget Jones" quando eu não estava nem perto dos 20, não li "No limite da razão" (mas assisti os filmes - e tenho em DVD!),e, depois de exatos 20 anos do lançamento do Diário (1996), a Helen Fielding nos deu esse presente.Quer dizer... Em partes, né.
 Nesse livro somos agraciados com Bridget sendo uma viúva, mãe de um casal fofo de filhos super inteligentes e bagunceiros, e a própria Bridget tentando ser "mais descolada" acessando coisas como Facebook e Twitter. Essa parte é bem bacana e tals, mas aí lembro. Oi? Bridget viúva? Isso quer dizer que o Darcy morreu... E COMO ASSIM a Helen tira Mark Darcy do livro, minha gente?! Eu até entendo o ponto de que a Bridget precisava amadurecer ainda mais, ter mais controle, mas eu ainda estou desolada. Enfim... Mas isso sinceramente não faz falta pra quem lê, não.


Mas não faz porque numa troca de mensagens muito da gostosinha, que só mesmo quem usa o Twitter poderia perceber e morrer de rir em alguns momentos mais do que em outros, a gente descobre que a Bridget perdeu a tato, que ela é gente como a gente, que embarca num relacionamento de anos, aprende e ensina com ele e em seguida, depois que o relacionamento termina, ela tem de viver novamente. Ela tem que aprender como paquerar, qual a calcinha certa pro encontro com o gatinho da semana,... enfim. Quem nunca?!



Mas, ó, o livro vale. Vale cada centavo, cada gargalhada, cada identificação, cada garrafa de Chardonnay e cada suspiro com a mudança de Daniel Cleaver pra uma melhor. 


Aguardando o próximo filme ansiosamente e - por que não? - o próximo livro! ;)

Bridget Jones - Louca pelo garoto Helen Fielding Ano: 2013 Páginas: 432
Editora: Companhia das Letras

Sobre a Autora: Nasceu em Yorkshire, Inglaterra. Trabalhou muitos anos em Londres enquanto jornalista de imprensa escrita e televisiva, viajando para África, Índia e América Central. Escreveu três romances: "Cause Celeb" (1994), "O Diário de Bridget Jones" e "O Novo Diário de Bridget Jones". Actualmente é argumentista, trabalha a tempo inteiro nos seus romances e vive em Londres e Los Angeles. Por Dani A.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo