Precisamos falar sobre o Senhor Pip (Filme)




Olha queridos leitores aqui do LD, eu tenho alguns orgulhos na minha vida e um deles com toda a certeza do mundo é a minha pasta de filmes seria mais lindo se eu já tivesse assistido mais da metade deles =(. É uma mistura de clássicos com aqueles filmes cult lado B que ninguém nunca nem ouviu falar. Encontrei um filme de 2012 que eu não conhecia e com um ator que eu amo e foi tao lindo e emocionante que mudou minha vida que eu simplesmente precisava compartilhar aqui com vocês. 



Professora Aline Lima eu te dedico esta resenha parabéns por seu projeto e acredite que ele vai mudar a vida de um de seus alunos e Professor João Nogueira mesmo sabendo que o Senhor não vai ler eu te dedico e te agradeço por ter me deixado ler no meio de suas aulas cansativas de matemática e por ter me ensinado como esconder meus livros dentro das apostilas,






Mr Pip é um livro que virou filme, não posso falar se o livro é melhor que o filme pois não o li, mas por incrível que pareça imagino que desta vez o filme foi tao lindo quanto deve ser o livro.



"É impossível fingir que está lendo um livro. Seus olhos irão traí-lo. Assim como sua respiração. Uma pessoa fascinada por um livro simplesmente se esquece de respirar. A casa pode pegar fogo, e o leitor mergulhado num livro só erguerá os olhos quando o papel de parede estiver em chamas.''



Sinopse: Em uma pequena ilha da Papua Nova Guiné, Mr. Watts (Hugh Laurie) é o único homem branco. Este professor decide reabrir uma escola, e ensinar às crianças a história do livro Grandes Esperanças, de Charles Dickens. A adolescente Matilda fica fascinada com o romance, mas seus sonhos são interrompidos pela dura realidade local, quando inimigos chegam à ilha em busca de rebeldes, e um mal entendido leva-os a crer que o jovem Pip é um homem perigoso.



A fotografia do filme é linda, é leve, colorida, fresca, calma, bela e brilhante contrastando com a historia tensa, sangrenta e cheia de lagrimas as minhas pelo menos.

A ilha de Bougainville parece uma 'cidade' fantasma, uma coisa antiga que em nada lembra os nossos anos 90's. Os poucos habitantes em sua maioria esmagadora mulheres e meninas sofrem nas mãos dos militares por causa de bloqueios políticos e econômicos o quase nada que eles tem para sobreviver por vezes são queimados ou quebrados por esses militares procurando por rebeldes. Dentre este caos tem o ultimo homem branco na ilha o Sr. Watts que sem imaginar acaba revolucionando aquele local e uma vida a vida da menina Matilda que claro acabaria como qualquer um daquela ilha. Duas coisas lindas e importantes, um professor e um livro podem mudar a vida de qualquer ser humano ( não necessariamente o humano precisa estar aberto a esta possibilidade por exemplo a mãe de Matilda no filme vai contra ao que o Professor Watts ensina chegando ate a proibir a menina de ir nas aulas e como a vida daquela mulher foi mudada.)

Nem se eu transcrever o filme eu conseguiria transmitir toda a beleza e o encanto de Mr Pip pois ele nos transforma, nos enche e nos transborda. 



"O que ela estava procurando flutuava numa corrente de esperança dentro dela e não naquele vasto e desconcertante oceano azul que nos separava do mundo."


Quando o Sr Watts apresenta o livro ( até teatral para que aqueles alunos tenham maior interesse em ficar e ouvir) os alunos se enchem de alegria e só pensam em voltar no outro dia e ouvir mais sobre a historia e isto influencia alguns adultos ( mesmo eles achando o Senhor Watts tao misterioso pelo fato dele ter ficado na ilha). Matilda é igual a mim, ela se apaixona por um personagem, ela shippa, ela mergulha e se vê dentro da historia e deixem me dizer uma coisa muito maravilhosa: mesmo nas vezes em que o autor descreve fisicamente o personagem nos temos o privilegio de imaginarmos livremente, sem rótulos. O filme não é somente felicidade, por uma inocência acontece um mal entendido e... não vou dar spoiler. Esse filme me fez refletir também sobre o que os outros pensam e o que realmente somos, como pequenas coisas que fazemos mesmo parecendo banal pode mudar a vida do nosso próximo e que o amor é a grande esperança na vida das pessoas nos fazendo enfrentar tudo.

Mister Pip é de 2012 e tem 116 minutos de duração
Diretor Andrew Adamson ( mesmo diretor de Shrek e As Crônicas de Nárnia)


O livro  O Sr. Pip é do autor Lloyd Jones e saiu pela Editora Rocco

Por Juliana

3 comentários

  1. Olá, não conhecia esse filme e o assisti hoje. Achei lindo e digno de ser compartilhado com todos. Assim como você, também fui impactado pela linda história.

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro anos atrás,me emocionei muito,sempre que me perguntam sobre uma dica de livro comento deste que foi um dos mais importantes que já li.

    ResponderExcluir
  3. Fascinante...o poder de um livro e da força contida no despertar da imaginação!

    ResponderExcluir

Topo