[Resenha] Morte Súbita - J.K. Rowling |Editora Nova Fronteira|

Sinopse: "Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra.
Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos Pagford não é o que parece ser à primeira vista.
A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, 



“Na sua opinião, o maior erro de noventa e nove por cento das pessoas é ter vergonha de serem quem são, é mentir a esse respeito, fingindo ser alguém diferente. A honestidade era sua marca, a sua arma, a sua defesa. Quando somos honestos, as pessoas se assustam, ficam chocadas. Bola descobriu que tem gente que fica aferrada a constrangimentos e falsas aparências, morrendo de medo que suas verdades possam se espalhar. Ele, porém, gostava mesmo era das coisas nuas e cruas, de tudo que era feio, mas honesto, das coisas sujas que faziam pessoas como o seu pai se sentirem humilhadas e enojadas.” Pág 77



               Morte súbita é o primeiro romance do gênero adulto de J.K.Rowling. Eu particularmente criei uma expectativa em relação ao livro por causa disso, não vou mentir.  Pra quem não sabe (existe essa pessoa?rs), ela é a criadora da saga Harry Potter e não, eu não li nenhum livro da saga ainda, por isso mesmo eu não posso comparar um e outro.

              Mas vamos lá!!! Barry Fairbrother morre já nas primeiras páginas do livro. Coisa que não é novidade pois isso já é explicado na sinopse. O personagem não aparece mais porem ele é apresentado pra quem lê pelos outros personagens tanto pelos que amam quanto pelos que o odeiam. Ele ocupava um cargo importante na cidade por isso essa divergência entre a população do vilarejo. Sua morte repentina é o ponto de partida para o maior auê em Pagford.
               A cidade literalmente vira ao avesso. Todos os acontecimentos posteriores está relacionado com a morte súbita de Barry, principalmente a corrida para ver quem vai ocupar o cargo deixado por ele no Conselho Distrital. A cidade se divide entre ricos e pobres durante essa mini guerra. No final segredos vêm à tona gerando a maior confusão entre os habitantes.
              O livro tem muitos personagens dividido em núcleos (adolescente,político..etc) e o início é dedicado a apresentá-los com isso ele apresenta muitos capítulos e se misturam bastante. Eu particularmente achei cansativo. Um certo excesso de detalhes mas não deixa de ser importante. Outra coisa interessante que apaga os pontos negativos são as críticas sociais muito presentes no enredo. Traz também problemas atuais, drogas, a descoberta do sexo sem nenhum controle de natalidade e doenças, o bullying e auto- mutilação, os problemas de relacionamentos entre pais e filhos, adoção, estupro, violência doméstica, enfim. Quem estava acostumado com a fantasia da leitura de HP vai se surpreender com o mundo real de Morte Súbita.
              Ganhei esse livro da minha amor. Só pelo título ela já achou que eu iria gostar e acertou em cheio. Engraçado que nesse não há um assassinato nem um mistério em si, mas prendeu minha atenção pela enorme crítica a hipocrisia da sociedade. Pessoas que buscam o que desejam sem pensar nas consequências dos seus atos, sem pensar no próximo. É um livro que quem gosta de política vai adorar. Não é uma leitura juvenil, JKR escreveu sem pudor cenas "picantes" para adultos mesmo. Então, nada de crianças fãs de HP lendo esse livro! E o final os personagens não encontram sua redenção e foi isso que gostei, por que não é sempre que encontramos os final feliz e o livro retratou isso. Recomendo pessoas, fiquei com muita vontade de ler as obras dela pra admirar ainda mais a escrita da "mãe" do Harry Potter!



Morte Súbita J.K. Rowling 
Ano: 2012 Páginas: 501
Editora: Nova Fronteira



Sobre a Autora: A escritora britânica Joanne Kathleen Rowling nasceu na cidade de Yate, nas proximidades de Bristol, na Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Ela se tornaria célebre pela criação do bruxinho Harry Potter, que lhe renderia sete volumes de uma série premiada e aceita quase unanimemente pela crítica e pelo público.Desde cedo a autora cultivava o gosto da leitura, e vários escritores despertaram na menina o desejo de ser uma escritora. Durante a infância ela nutria um amor incondicional por seus avós paternos, seus prediletos. Sua avó, Kathleen Ada Bulgen Rowling faleceu quando a garota tinha apenas 9 anos. Em sua homenagem, Joanne adota seu nome, representado pela letra ‘K’, para completar seu nome artístico – J.K. Rowling.

Por Danielle

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo