Oies... Precisamos falar que estamos completamente gratas a vocês leitores, por cada visita aqui no blog ou curtida no face e no insta ( Ainda não nos segue? tá esperando o que gatx ;) Aproveitamos isso para criar uma nova Tag a LD por aí: que é para nos aproximar ainda mais de vocês e Como não rolou de ninguém do LD ir à Bienal, já que nos dividimos
entre Recife e Rio de Janeiro, convidamos a Eve, grande amiga nossa, a estrear a tag e nos
contar como foi a experiência dela no maior evento literário do Brasil, matando
a nossa vontade de estar lá - e vocês também, a gente tem certeza!
Eve, muito obrigada por aceitar, e escrever tão rapidinho. Já está
convidada a aparecer sempre aqui no LD! <3
Minha experiência na Bienal por Evelyn Dalla Costa
A Bienal do Livro é a feira que todo amante de leitura deveria ter a oportunidade de visitar pelo menos uma vez na vida. É tudo muito louco.
Nós chegamos lá por volta de 10:30 da manhã, no segundo dia da feira (em um sábado) e já estava LOTADO. A bilheteria (que é grande, MUITO GRANDE) parecia um formigueiro. Muita gente MESMO. Os acessos de entrada também estavam uma loucura, e lá dentro já estava super cheio. No começo você acha que não vai conseguir andar no meio de tanta gente, mas depois você só segue o flow.
Sobre os livros e os estandes, tem muita opção MESMO. E você acha de tudo. TUDO. Coisa que você nem imagina que existe livro, MAS TEM. Uma coisa que me deixou um pouco decepcionada foram os preços dos livros nos estandes de editoras e lojas grandes, por exemplo saraiva, rocco, americanas, intrinseca e etc. Tudo preço, no máximo, igual do site. Algumas promoções específicas em alguns deles, mas bem pouco mesmo. Você tem que ir sabendo o que quer e quanto quer gastar, e a partir daí você vê se vale a pena gastar 30 reais em um livro ali sendo que na internet você compraria por pelo menos 5 reais mais baratos. Em compensação, tem uns estandes com livros por 5, 10, 15 reais. Você vê por fora e não dá nada, acha que não vai achar nada, mas é aquele ditado: quem procura, acha. Esses estandes são bem lotados mesmo, então você tem que ter paciência e disposição para se enfiar no meio dos livros e da galera e ir atrás de alguma coisa que te agrade, mas vale muito a pena. Eu comprei pelo menos uns 10 livros nessa brincadeira.
Vou deixar umas dicas para quem pretende (E DEVE) ir para as próximas Bienais:
1) Leve mochilas ou malas para por os livros que comprar. Se você vai com intenção de comprar bastante, é importante ter um bom lugar para guardá-los e deixá-los seguros enquanto você continua suas compras, além de não ficar carregando peso desnecessário, que também atrapalha na hora de procurar outros livros. Super recomendo levar malas de rodinha (SIM) ou até aqueles carrinhos de feira. Vai fazer TODA a diferença.
2) Tenha certeza que você levou água e comida suficientes para passar o dia. Lá dentro tem praça de alimentação, mas, pelo menos na minha opinião, o dinheiro que você gastaria com comida lá pode ser outro livro que você vai comprar. É tudo muito caro, então faz um lanche em casa mesmo e leva. Eu levei uma mochila térmica com muitas garrafinhas de água, pão de queijo, bolacha.
3) Não tenha vergonha de sentar no chão, no meio dos corredores, pra descansar ou comer. O bom da Bienal é isso, ninguém vai te julgar por isso. Na verdade, tinha corredores em que as laterais eram completamente lotados de gente sentada. (Eu e minhas amigas sentamos ali mesmo e fizemos nosso piquenique).
4) Se você quer aproveitar os estandes promocionais que eu falei antes, é bom chegar cedo. Eles não tem controle de estoque e não vão reabastecer durante o dia, então as maiores chances de achar algo que você goste/procura, é no começo. Até pq depois de algum tempo os livros já começam a ficar uma bagunça e é terrível até para procurar.
5) Pegue o máximo de marcadores que puder. Seja a louca/louco dos marcadores, mas aproveita, é a sua maior chance. Eu juro que você nunca vai conseguir tantos marcadores em um lugar só de novo.
6) Vai preparado com uma lista, mesmo que você não siga ela depois, mas para ter pelo menos um rumo no começo, ainda mais se você não se dá muito bem escolhendo um livro só por ler a sinopse na hora.
7) Organize a lista por editora e por média de preços que você encontrou na internet, já que lá você pode ir na editora e já procurar vários de uma vez, ao invés de ficar indo pra lá e pra cá em uma saraiva da vida, por exemplo.
8) Os preços na lista vão te ajudar a ponderar se o preço do livro que você quer está valendo a pena ou não considerando que você se deslocou até lá, viajou e etc (por exemplo, as vezes é melhor comprar por mais, já que está ali, do que não comprar e ter o frete depois).
9) Coloque a roupa mais confortável que você tiver e esteja preparado pra pegar filas. Seja para os autógrafos, os caixas, ou tirar fotos nos cenários, estandes ou autores. Tem fila para tudo. Para ir no banheiro também, e para os bebedouros.
10) Aproveite cada minuto.
É sério, a Bienal é uma experiência incrível. Para quem gosta de ler e se perder nos livros, é uma coisa maravilhosa, não tem como descrever. É exaustivo, mas você sai de lá realizado. Mesmo. Vale muito a pena. Além disso, você não vai ser julgado pelo pessoal que está lá só pq você está dando uma de louca dos livros e comprando tudo o que vê pela frente.
Por Eve